Sinduscon/SE realizará minicurso Canteiros Sustentáveis (VAGAS ENCERRADAS)

(16/10/2015)
Apresentar de forma clara e didática os aspectos teóricos referentes à sustentabilidade ambiental nos empreendimentos da construção civil, bem como demonstrar algumas estratégias que podem ser adotadas em canteiros de obra visando torná-los mais sustentáveis. Este é o objetivo do minicurso Canteiros Sustentáveis a ser realizado pelo Sinduscon/SE, em sua sede, no próximo dia 22 de outubro.


Fruto da Conferência de Sustentabilidade na Construção Civil em Sergipe, realizada em maio deste ano, o minicurso teve o preenchimento total de vagas em menos de uma semana após a abertura das inscrições. A grande procura, segundo a facilitadora do minicurso, Izaclaudia Santana, indica o interesse do setor pela melhoria da gestão ambiental dos seus empreendimentos e dos seus canteiros de obras.



As construtoras que aplicam o conceito da responsabilidade socioambiental tem retorno positivo quando investem nesse tipo de gestão em seus empreendimentos. “As empresas adquirem redução de custos graças a gestão ambiental, satisfaz positivamente o cliente, gera qualidade e eficiência no local de trabalho para os colaboradores, além de minimizar o desperdício, desta maneira, reduz-se os impactos ambientais decorrentes dessa atividade”, salienta a facilitadora.



Ainda de acordo com Izaclaudia Santana, o desenvolvimento de ações sustentáveis na construção civil representa uma oportunidade de melhoria nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Serão abordadas no minicurso as boas práticas de sustentabilidade para a construção civil; gestão de resíduos; gestão de águas e efluentes; e gestão de energia.


 


GUIA
Todos os participantes receberão o exemplar do Guia de Sustentabilidade na Construção Civil em Sergipe, lançado na Conferência, que visa despertar a consciência do uso racional de recursos naturais não renováveis em harmonia com a manutenção do crescimento econômico e a melhoria nas condições de vida do povo sergipano. A edição 2015 do guia teve a colaboração efetiva da Nassal Construtora, Construtora União Engenharia e Norcon Rossi Construções.